O PROFESSOR UTILIZANDO TECNOLOGIA
Novas formas de
ensinar e aprender incorporando novas mídias, fazem parte do cotidiano do
aluno, auxiliando-o no caminho do conhecimento. A tradicional forma de
ministrar aulas expositivas não mais “encanta” a maior parte dos alunos que em
todo lugar tem outra forma de adquirir informações, que se transformarão em um
conhecimento salutar ou não, de acordo com as escolhas que esse aluno fizer.
Quadro, giz, livros, professor, até quando? Até o velho “pai dos burros”, o
dicionário, se modernizou, está na internet... Mais do que nunca a função do
professor é de mediar o conhecimento. Uma mediação diferente “expondo” mais o
aluno, pois ele pode ser detentor de conhecimentos alheios ao do professor, que
enriquecerão à aula. Sendo assim, deve propor constantes participações do aluno
em trabalhos apresentados e/ou escritos, fazer uma inversão, se colocar no
lugar do aluno, mas sem perder o senso de educador, fazendo inferências quando necessário. Aproveitar os conteúdos que o aluno traz
para a escola que auxilie na aprendizagem de todos. O docente tem que está
atualizado, acompanhando as transformações advindas do aceleramento tecnológico
e procurar se adequar a eles, “pois ele também é um aprendiz”. Propor desafios.
Construir sua aula com a participação do aluno. Promover debates, com o fim de
que ocorram interações entre discentes/educador, fazendo uso das tecnologias
que os alunos mais apreciam e que nós educadores podemos aprender a apreciá-las
também. Lembrando que inovar faz parte do amplo conceito de tecnologia, que
deve estar a serviço do homem e não ao contrário. Não se permitir, portanto,
ser conduzido por ela, mas explorá-la, como “ferramenta” útil na construção do
conhecimento, através de um processamento eficiente e marcante no intelecto.
Cabe ao professor transformar a tecnologia em “cúmplice” no processo de
aprender a ensinar e o aluno co-participante.